domingo, 8 de março de 2015

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: APONTAMENTOS SOBRE A PEDAGOGIA DO EXAME

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
DISCIPLINA: Avaliação de Aprendizagem
PROFESSOR: Joseval Miranda.
ALUNA: Jesica Nascimento da Silva


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: APONTAMENTOS SOBRE A
 PEDAGOGIA DO EXAME

SÍNTESE REFLEXIVA

     O texto trata  as praticas de avaliação da aprendizagem incluida no ambito escolar   e mostra  o quanto essa forma  de ver a avaliação cresceu e o quanto prova valendo nota é importante para o alunado de hoje,  pois todos els vêem a nota destacada na folha de papel como forma de ser “melhor” do que os outros diante da sociedade que é capitalista inclusive na educação.
     A avaliação deveria  assumir um papel mais amplo com relação ao aprendizado do aluno de forma que os mesmo pudessem  melhorar visivelmente  diante de cada conteudo abordado, vejo que sobre a questão da avaliação dentro das escola ainda deixa um pouco a desejar, afinal, se a escola tem o objetivo de educar e mediar o aluno ao conhecimento logo então a forma que ela tem de avaliar é acompanhando o aluno e  os ajudando conforme a sua necessidade.
      Ainda é visto que a pratica pedagógica ainda esta bem polarizada em dois polos de avaliação que são as provas e os exames  quem avalia o aluno que é uma forma de avaliação  que poderia ser melhorada,  usado pelo sistema das escolas que avaliam os alunos por notas, são elas quem determinam se o rendimento dos alunos e se eles serão ou não reprovados, o aluno tem que ter mas atenção nos estudos as vezes estudam de forma errada e deixam de lado o principal principio que é de fato o estudar aprender realmente e não ser só mais um a repetir o que vê.
     Existem  professores que fazem  uso de provas para  coagir  os discentes,  errando muito quando o faz  já que é um mediador do conhecimento do aluno tendo  que fazer uso dos melhores métodos de ensino para poder ajuda-los e sobre a questão das provas eles têm que saber fazer uso delas de forma adequada para trazer o interesse dos alunos e só dessa forma é que ele pode aprender, o professor tem que fazer uso de elementos motivadores de ensino como por exemplos saber avaliar bem os alunos tem que ter uma visão, mas voltada para a aprendizagem do aluno.
    A avaliação deveria ser vista como forma de algo a mais para o conhecimento, deixando de lado a decoreba e colocando em pratica o conhecimento adquirido de fato no contexto escolar, e todo professor deveria deixar seu autoritarismo (se o tiver) e mostrar o que aprendeu em sala de aula quando também era um aluno.

REFERENCIA
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 35-44


Todo o aluno seja ele de qualquer curso deveria estudar esse conteúdo, pois aprenderia o como é importante a avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário