UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO
DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
DISCIPLINA:
Avaliação de Aprendizagem
PROFESSOR:
Joseval Miranda.
ALUNA:
Jesica Nascimento da Silva
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR:
APONTAMENTOS SOBRE A
PEDAGOGIA DO EXAME
SÍNTESE REFLEXIVA
O texto trata as praticas de avaliação da aprendizagem
incluida no ambito escolar e mostra
o quanto essa forma de ver a
avaliação cresceu e o quanto prova valendo nota é importante para o alunado de
hoje, pois todos els vêem a nota destacada
na folha de papel como forma de ser “melhor” do que os outros diante da
sociedade que é capitalista inclusive na educação.
A
avaliação deveria assumir um papel mais amplo
com relação ao aprendizado do aluno de forma que os mesmo pudessem melhorar visivelmente diante de cada conteudo abordado, vejo que
sobre a questão da avaliação dentro das escola ainda deixa um pouco a desejar, afinal,
se a escola tem o objetivo de educar e mediar o aluno ao conhecimento logo
então a forma que ela tem de avaliar é acompanhando o aluno e os ajudando conforme a sua necessidade.
Ainda é visto que a pratica pedagógica
ainda esta bem polarizada em dois polos de avaliação que são as provas e os
exames quem avalia o aluno que é uma
forma de avaliação que poderia ser
melhorada, usado pelo sistema das
escolas que avaliam os alunos por notas, são elas quem determinam se o
rendimento dos alunos e se eles serão ou não reprovados, o aluno tem que ter
mas atenção nos estudos as vezes estudam de forma errada e deixam de lado o
principal principio que é de fato o estudar aprender realmente e não ser só
mais um a repetir o que vê.
Existem professores que fazem uso de provas para coagir
os discentes, errando muito
quando o faz já que é um mediador do
conhecimento do aluno tendo que fazer
uso dos melhores métodos de ensino para poder ajuda-los e sobre a questão das
provas eles têm que saber fazer uso delas de forma adequada para trazer o
interesse dos alunos e só dessa forma é que ele pode aprender, o professor tem
que fazer uso de elementos motivadores de ensino como por exemplos saber
avaliar bem os alunos tem que ter uma visão, mas voltada para a aprendizagem do
aluno.
A avaliação deveria ser vista como forma
de algo a mais para o conhecimento, deixando de lado a decoreba e colocando em
pratica o conhecimento adquirido de fato no contexto escolar, e todo professor
deveria deixar seu autoritarismo (se o tiver) e mostrar o que aprendeu em sala
de aula quando também era um aluno.
REFERENCIA
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos.
Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed.
São Paulo: Cortez, 2011, p. 35-44
Todo
o aluno seja ele de qualquer curso deveria estudar esse conteúdo, pois
aprenderia o como é importante a avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário