UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO
DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
DISCIPLINA:
Avaliação de Aprendizagem
PROFESSOR: Joseval Miranda.
ALUNA:
Jesica Nascimento da Silva
SINTESE DO TEXTO
UMA POLEMICA COM RELAÇÃO AO EXAME
Inserido no contexto de exame efetuado em sala de aula e utilizado
como instrumento que tem por finalidade
uma melhorar na educação, aqui o mesmo já citado era utilizado pra se ter a
noção se o alunado tinha absorvido o
conteúdo dado .
O medir os resultados do conhecimento
através de exames não mudou tanta coisa
em sala de aula e em todo o contexto educacional, já que em ao relação ao exame dentro das
escolas o mesmo tinha o objetivo de mostrar a qualidade educacional para o
povo, a avaliação é até ai instrumento
usado para medir o conhecimento do alunado, porem, por mais que esse
instrumento seja bem visto pelos discentes o mesmo não mostra claro o quanto os discípulos apenderam.
Atualmente, mesmo que aja muito esforço de
professores não se pode medir o conhecimento de alunos através de notas, afinal
não são respostas com apenas um ponto de vista e uma única resposta que vai
dizer o quanto alguem conhece determinado assunto.
O alunado é avaliado constantemente, mesmo
que não receba notas sobre isso ou aquilo, entretanto a questão das notas vem
desde muito tempo atras e isso faz com que de qualquer forma a maioria dos
resultados relacionados a medir o conhecimento de um aluno seja através das
mesmas e consequentemente diga o quanto o aluno sabe por elas.
No exposto no texto é visivel que essa
forma de avaliar através de notas vem desde muito tempo, onde era necessario
que os alunos estivessem bem preparados
para realizar o exame sabendo-se em antecipação que obteria um bom resultado, mostrando
então que já se tinha de certa forma um rigor maior e muito cuidado com os
resultaos.
Hoje é
vista a questão de quando o aluno não aprende o professor deve revisar o seu
método, pois é a metodologia adequada que vai fazer com que o aluno melhore, é
o método instrumento central do qual o
professor deve fazer uso em suas aulas.
O aluno tem que sentir necessidades pelos
estudos sentimentos que de certa forma esta ficando guardado num canto, ele tem
que gostar das aulas para poder sentir o incentivo pelo aprendizado e isso
também tem que vim do professor em sala , ele tem que fazer uso dos melhores
métodos para poder atrair o interesse dos alunos.
O
contexto dos testes de inteligência eram utilizado para justificar a
necessidade de eliminar aos que por acesso não deveriam estar na escola, então
aqui serve para eliminar candidatos que não estiver preparado para esta ali
naquela instituição. Pois o aluno tinha que ter inteligência para ingressar na
instituição Podemos ver que os textos serviam para avaliar a capacidade dos que
estavam a dele, que a partir dos testes era visto quais alunos ou estudantes
mereciam receber uma melhor qualidade de ensino conforme sua inteligência.
Há uma questão que deve ser vista os
professores só preparam os alunos para resolver exames e isso é o que interessa
para o aluno é apenas as notas acredito que isso é um equivoco, pois o aluno
tem que sentir o interesse pelo estudo e não apenas ao pela nota que será
obtida.
As escolas tem que ter maior ênfase na
aprendizagem dos alunos, pois só assim a educação irá evoluir de forma mais
positiva e atrai cada vez mais o interesse do aluno para os estudos, a sala de
aula tem que ser recuperada como um espaço de reflexão, debate e organização do
pensamento original.
Com isso a sala de aula será melhorada e
funcionando de acordo com os preceitos corretos sobre a educação e o
aprendizado dos alunos independente da forma de avaliação dos alunos, pois seja
exames, testes ou outro tipo de avaliação que seja aplicado pelas escolas.
O exame mudou
visivelmente de nomes, de formulas, modelos e tantos outros atributos, porem, é
fato que independente de como o exame é configurado e aplicado em contextos
educacionais não dirá em lugar algum o quanto uma pessoa sabe de algum conteúdo dado e nem medira a inteligencia de alguém, ele mesmo é contraditório quando se faz sobre o mesmo estudos e tem
tantas lacunas a serem preenchidas em seu método avaliativo e se entra em
tantas discussões sobre como melhorar, notório que se precisa melhorar o
examinar alunos e tudo que diz respeito ao mundo que constitui a educação.
REFERENCIA
BARRIGA,
Angel Diaz. Uma polemica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.).
Avaliação: uma pratica em busca de
novos sentidos. 5. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2013, p.13-37.
Este conteudo foi de
certa forma mais bem elaborado do que os outros por tratar de um assunto que abre
discussões devidamente por ser re-feito
varias vezes que é o exame de
conhecimento feito em sala de aula.
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