domingo, 8 de março de 2015

SINTESE DO TEXTO: UMA POLEMICA COM RELAÇÃO AO EXAME

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO - CCAE
DISCIPLINA: Avaliação de Aprendizagem
PROFESSOR: Joseval Miranda.
ALUNA: Jesica Nascimento da Silva

SINTESE DO TEXTO
UMA POLEMICA COM RELAÇÃO AO EXAME

     Inserido no contexto de exame  efetuado em sala de aula e utilizado como  instrumento que tem por finalidade uma melhorar na educação, aqui o mesmo já citado era utilizado pra se ter a noção se  o alunado tinha absorvido o conteúdo dado .
     O medir os resultados do conhecimento através  de exames não mudou tanta coisa em sala de aula e em todo o contexto educacional,  já que em ao relação ao exame dentro das escolas o mesmo tinha o objetivo de mostrar a qualidade educacional para o povo, a avaliação é até ai instrumento  usado para medir o conhecimento do alunado, porem, por mais que esse instrumento seja bem visto pelos discentes o mesmo não mostra claro o quanto os discípulos apenderam.
    Atualmente, mesmo que aja muito esforço de professores não se pode medir o conhecimento de alunos através de notas, afinal não são respostas com apenas um ponto de vista e uma única resposta que vai dizer o quanto alguem conhece determinado assunto.
     O alunado é avaliado constantemente, mesmo que não receba notas sobre isso ou aquilo, entretanto a questão das notas vem desde muito tempo atras e isso faz com que de qualquer forma a maioria dos resultados relacionados a medir o conhecimento de um aluno seja através das mesmas e consequentemente diga o quanto o aluno sabe por elas.
     No exposto no texto é visivel que essa forma de avaliar através de notas vem desde muito tempo, onde era necessario que os alunos estivessem bem  preparados para realizar o exame sabendo-se em antecipação que obteria um bom resultado, mostrando então que já se tinha de certa forma um rigor maior e muito cuidado com os resultaos.
    Hoje  é vista a questão de quando o aluno não aprende o professor deve revisar o seu método, pois é a metodologia adequada que vai fazer com que o aluno melhore, é o método  instrumento central do qual o professor deve fazer uso em suas aulas.
     O aluno tem que sentir necessidades pelos estudos sentimentos que de certa forma esta ficando guardado num canto, ele tem que gostar das aulas para poder sentir o incentivo pelo aprendizado e isso também tem que vim do professor em sala , ele tem que fazer uso dos melhores métodos para poder atrair o interesse dos alunos.
     O contexto dos testes de inteligência eram utilizado para justificar a necessidade de eliminar aos que por acesso não deveriam estar na escola, então aqui serve para eliminar candidatos que não estiver preparado para esta ali naquela instituição. Pois o aluno tinha que ter inteligência para ingressar na instituição Podemos ver que os textos serviam para avaliar a capacidade dos que estavam a dele, que a partir dos testes era visto quais alunos ou estudantes mereciam receber uma melhor qualidade de ensino conforme sua inteligência.
     Há uma questão que deve ser vista os professores só preparam os alunos para resolver exames e isso é o que interessa para o aluno é apenas as notas acredito que isso é um equivoco, pois o aluno tem que sentir o interesse pelo estudo e não apenas ao pela nota que será obtida.
     As escolas tem que ter maior ênfase na aprendizagem dos alunos, pois só assim a educação irá evoluir de forma mais positiva e atrai cada vez mais o interesse do aluno para os estudos, a sala de aula tem que ser recuperada como um espaço de reflexão, debate e organização do pensamento original.
     Com isso a sala de aula será melhorada e funcionando de acordo com os preceitos corretos sobre a educação e o aprendizado dos alunos independente da forma de avaliação dos alunos, pois seja exames, testes ou outro tipo de avaliação que seja aplicado pelas escolas.
O exame mudou visivelmente de nomes, de formulas, modelos e tantos outros atributos, porem, é fato que independente de como o exame é configurado e aplicado em contextos educacionais não dirá em lugar algum o quanto uma pessoa sabe de algum conteúdo dado e nem medira a inteligencia de alguém, ele mesmo é contraditório quando se faz sobre o mesmo estudos e tem tantas lacunas a serem preenchidas em seu método avaliativo e se entra em tantas discussões sobre como melhorar, notório que se precisa melhorar o examinar alunos e tudo que diz respeito ao mundo que constitui a educação.

REFERENCIA
BARRIGA, Angel Diaz. Uma polemica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma pratica em busca de novos sentidos. 5. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2013, p.13-37.


Este conteudo foi de certa forma mais bem elaborado do que os outros por tratar de um assunto que abre discussões devidamente por ser  re-feito varias vezes que é o exame  de conhecimento feito em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário